Diagnóstico Precoce do Cancro Digestivo - Affidea Portugal

September 29, 2022

Diagnóstico Precoce do Cancro Digestivo

30 Setembro | Dia Internacional do Cancro Digestivo

O cancro dos vários orgãos do aparelho digestivo afeta milhões de portugueses e representa uma das principais causas de morte no país.

Cancro Digestivo: Importância do Rastreio e Diagnóstico Precoce

Em Portugal, 1/3 de todos os cancros são do aparelho digestivo, podendo atingir o esófago, estômago, pâncreas, fígado, cólon e reto. A vigilância clínica e o diagnóstico atempado têm um papel muito importante na redução da mortalidade, contudo, na maior parte dos casos, as fases iniciais do cancro digestivo não causam sintomas, o que leva a um diagnóstico tardio.

A endoscopia e a colonoscopia, consistindo na observação direta do interior da parede do tubo digestivo através de um endoscópio introduzido pela boca ou pelo ânus, são duas das melhores armas de diagnóstico deste tipo de tumores. A Affidea dispõe dos equipamentos necessários à realização destes exames, possibilitando ainda a opção pela anestesia.

O cancro colorretal merece um destaque especial pois representa a principal causa de morte oncológica no nosso pais contabilizando cerca de 4.000 mortes por ano em Portugal. No entanto, se diagnosticado precocemente, a taxa de sobrevivência é superior a 90%.

A elevada incidência e mortalidade deste cancro, e a existência de tratamentos curativos, tanto mais eficazes quanto mais precoce for o diagnóstico, justificam a importância do rastreio, através da colonoscopia. Este procedimento permite diagnosticar atempadamente as lesões precursoras do cancro do intestino (os pólipos), evitando o desenvolvimento de doença avançada e incurável. Sabemos que o cancro do intestino é mais prevalente em pessoas com idade a partir dos 45 anos, sendo o exame considerado obrigatório entre os 45-50 anos, no entanto, este cancro afeta pessoas de todas as idades.

Em vários países europeus, o número de novos casos aumentou significativamente entre pessoas com idades desde os 20 até aos 39 anos. É por isso fundamental sensibilizar a população e a comunidade médica para a importância da sua realização periódica. Os utentes devem ter acesso a toda a informação necessária para esclarecer as suas dúvidas antes da realização do exame, minimizando erros e otimizando o potencial da colonoscopia em prevenir o cancro e salvar vidas.

No âmbito do Dia Mundial do Cancro Digestivo, a Affidea pretende reforçar a necessidade de adotar medidas preventivas, nomeadamente através da realização de rastreio, antes do aparecimento de sintomas, por forma a aumentar os diagnósticos precoces e diminuir a taxa de mortalidade associada ao cancro digestivo. Estas medidas deverão fazer parte do quotidiano dos portugueses, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução dos custos em saúde.

 

Dra Ana Caldeira