Ecografia - O que é? Onde fazer? - Affidea Portugal

Ecografia, o que é?

É uma técnica de imagem médica não-invasiva, que se baseia na análise de ondas sonoras, através de uma sonda e um processador para adquirir e reconstruir imagens através de um algoritmo computorizado. Permite gerar imagens do interior do corpo humano, órgãos e vasos sanguíneos.
É um exame usado com muita frequência exames gerais, abdominais, ginecológicos/obstétricos, vasculares e urológicos. É com frequência o primeiro exame de diagnóstico, antes da realização de um TC ou de uma RM.
Esta técnica apresenta uma grande vantagem, que é o facto de ser inócua, ou seja, não recorre a raios-x ou campos magnéticos.

Este exame poderá ser realizado a diferentes áreas do corpo:

1. ECOGRAFIA ABDOMINAL

Com este exame pretende-se avaliar órgãos como o fígado, as vias biliares, a vesícula, o pâncreas, o baço e os grandes vasos.

2. ECOGRAFIA TIRÓIDE

A ecografia tiróideia dedica-se ao estudo da glândula da tiróide.

3. ECOGRAFIA RENAL E SUPRA-RENAL

Este exame relava-se muito importante no diagnóstico de patologias nos rins.

4. ECOGRAFIA MAMÁRIA

A Ecografia Mamária dedica-se ao estudo da mama. Este é um exame complementar à Mamografia.

5. ECOGRAFIA PÉLVICA

Através deste estudo pretende-se avaliar os órgãos pélvicos, nomeadamente para avaliação prostática ou utero-anexial.

6. ECOGRAFIA VESICAL

Neste caso, o objetivo é estudar especificamente a bexiga, importante no diagnóstico de patologias da bexiga como é o caso de cálculos urinários, tumores, infeções urinárias, entre outras. Para além do estudo da bexiga em repleção, em algumas circunstâncias, realiza-se adicionalmente o estudo da bexiga vazia.

7. ECOGRAFIA PRÓSTATA

Este exame pode ser realizada por via transretal, oferecendo maior detalhe anatómico e pode servir como método de orientação de biópsias prostáticas.

8. ECOGRAFIA ESCROTAL

Através desta, é possível analisar os órgãos e estruturas do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimo, cordão espermático e bolsas escrotais)

9. ECOGRAFIA GINECOLÓGICA

Este exame revela-se muito relevante no estudo dos órgãos internos, como o útero, os ovários, o endométrio ou a bexiga.

10. ECOGRAFIA ENDOVAGINAL

Aqui o exame é feito através de uma sonda de alta frequência, que é introduzida no canal vaginal, permitindo uma avaliação mais detalhada dos órgãos.

11. ECOGRAFIA DE PARTES MOLES

Esta técnica destina-se a estudar alterações localizadas muito específicas relacionadas partes moles, que não envolvam estruturas articulares ou ósseas, em várias localizações, como por exemplo o dorso, os braços, coxas, etc.

12. ECOGRAFIA OSTEOARTICULAR OU MUSCULO-ESQUELÉTICA

Este exame dirige-se às articulações e todos os seus constituintes.

13. ECOGRAFIA CARDÍACA

Mais conhecido como ecocardiograma, este exame dedica-se ao estudo do coração e dos grandes vasos. Habitualmente, realiza-se em associação ao Doppler.

14. OUTROS TIPOS DE ECOGRAFIA

Existem muitos outras ecografias, como por exemplo a Ecografia às glândulas salivares e a Ecografia Peniana, entre outras.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ECOGRAFIA:

Para alguns exames de ecografia é necessária preparação. Quando realizar a marcação do seu exame irão dar-lhe toda a informação necessária.

Para alguns exames, poderá ser-lhe pedido que faça jejum, enquanto para outros que beba bastante água antes do exame.

Por favor, questione os colaboradores da Affidea em caso de dúvida relativamente à preparação para o seu exame.

Não são conhecidos efeitos secundários prejudiciais na ecografia convencional. Não há radiação ionizante envolvida.

Durante o exame, ser-lhe-á pedido, que se deite na maca, normalmente de barriga para cima. Um gel é aplicado na pele e uma sonda de ultra-som (transdutor) é movida sobre o gel para adquirir as imagens.

O exame não causa dor, contudo, em certos casos o médico poderá ter de aplicar delicadamente alguma pressão sobre área em estudo para ganhar maior visibilidade dos tecidos em avaliação.

O preço da Ecografia depende do subsistema de saúde ou do plano de seguro de saúde que tenha contratualizado.

A maioria das unidades Affidea dispõem de acordo com o SNS para a realização do exame de Ecografia. Note que poderão existir alguns exames não convencionados.

Dependendo do tipo, o exame poderá demorar até 30 minutos. Na maioria das vezes, no entanto, leva menos de 10 minutos.