!eddig' ); Ressonância Magnética - O que é? - Affidea Portugal

A Ressonância Magnética (RM) é uma técnica de imagem avançada e não invasiva que permite a aquisição de imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo humano, em vários planos, através de um campo magnético e portanto, sem aplicar radiação ionizante.

Este exame poderá ser realizado a diferentes áreas do corpo:

1. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CABEÇA

A Ressonância Magnética  inclui um grupo de estudos, nomeadamente:

– Ressonância Magnética Crânio-Encefálica

Este exame revela-se muito importante na avaliação de hemorragias, infeções, enfartes/isquemias, doenças neurológicas ou oncológicas, entre outras.

– Outras Ressonâncias Magnéticas à Cabeça

Para  o estudo de outras estruturas, como a fossa posterior, à hipófise e seio cavernoso, às órbitas, aos ouvidos, entre outros.

2. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PESCOÇO

São várias as áreas anatómicas do pescoço que podem ser avaliadas através de uma Ressonância Magnética, como é o caso da laringe, da faringe e das restantes estruturas do pescoço.

3. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COLUNA

A Ressonância Magnética poderá ser realizado à coluna cervical, à coluna dorsal, à coluna lombar e à coluna lombo-sagrada.

4. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA TÓRAX

Neste caso, poderão ser realizados diagnósticos dirigidos sobretudo ao mediastino, parede torácica e algumas estruturas vasculares.

5. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CARDÍACA

Contamos com equipamentos altamente especializados, algoritmos de aquisição e processamento de imagem avançados e com uma equipa médica diferenciada e interdisciplinar para a realização de exames de RM cardíaca.

6. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ABDÓMEN E PÉLVIS

Este estudo pode ser realizado a todas as zonas da área anatómica do abdómen e da pélvis. Podem ser realizados estudos dos vários órgãos intra-abdominais e pélvicos, nomeadamente relativamente a lesões focais ou difusas dos órgãos sólidos, incluindo quantificação de doenças metabólicas (por ex. fígado gordo), variantes anatómicas e alterações congénitas e ainda estudos dinâmicos/funcionais.

7. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA MUSCULO-ESQUELÉTICA

São várias as estruturas que aqui podem ser estudadas: ossos, músculos e articulações.

8. ANGIO RESSONÂNCIA

Neste caso, podem ser avaliados os sistemas arterial e/ou venoso, com protocolos específicos e ferramentas de pós-processamento de imagem avançados.

» Ressonância Magnética com contraste

Dependo do caso clínico, o médico radiologista poderá optar por um exame de Ressonância Magnética com contraste ou sem contraste.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA:

Este é um exame não invasivo que permite a recolha de imagens precisas da anatomia e da fisiologia do corpo humano, sem utilização de radiação ionizante.

É criada uma imagem muito exata por um equipamento sofisticado, equipado com um magneto muito potente e uma variedade de bobinas especializadas na emissão e receção de ondas de radiofrequência que interagem com os átomos de hidrogénio do nosso corpo.

Esta técnica é muito utilizada para diagnosticar alterações no sistema nervoso central, tecidos moles e articulações.

O exame  é um procedimento indolor e não há nenhum risco conhecido ou efeitos secundários a ele associados.

Por favor, consulte o seu médico ou um membro da equipa Affidea antes da sua RM. Se está ou pode estar grávida ou se foi recentemente submetido a uma cirurgia, particularmente nos casos em que a cirurgia tenha exigido a inserção ou substituição de elementos metálicos, implantes ou clipes, o seu exame poderá ter de ser agendado de acordo com o tempo de cicatrização previsto para a área intervencionada.

Se for portador de um dos seguintes dispositivos ou materiais, consulte o seu médico ou um membro da equipa Affidea, pois poderá eventualmente estar contraindicada a realização de uma Ressonância Magnética:
– Clipes de aneurisma intra cranianos
– Pacemaker cardíaco

De uma forma geral, não é necessária qualquer preparação para este exame que se realize sem contraste. A menos que lhe seja indicado algum cuidado ou procedimento, pode ingerir alimentos e líquidos normalmente, bem como tomar a sua medicação.

Se o seu exame incluir administração de contraste, precisará de trazer resultados recentes do teste da creatinina no sangue. Além disso, antes do exame deverá ingerir água em abundância de forma a ficar devidamente hidratado. Por favor, não coma até 3 horas antes do seu exame.

Receberá indicações detalhadas no momento da marcação do exame.

Este é um exame indolor.

Para a realização do exame  ser-lhe-á pedido que se deite o mais confortavelmente possível na mesa/colchão do equipamento. Vão entregar-lhe um manipulo, munido de um botão de alarme, que poderá acionar caso, durante a realização do exame, necessite entrar em contacto com o técnico de radiologia. Durante toda a Ressonância Magnética vai ouvir sons repetidos, como batidas, zumbidos e outros ruídos que se iniciam e terminam de forma abrupta. Estes sons são normais. Não vai sentir nada. À exceção da mesa, o equipamento não se move. O equipamento é aberto em ambas as extremidades e não fecha.

Ser-lhe-ão entregues auscultadores e em alguns centros, poderá escolher o tipo de música que deseja ouvir durante o exame.

O tempo de estudo para cada parte do corpo a ser examinada demora cerca de 15-30 minutos. A duração do seu exame será proporcional ao número de partes do corpo a serem examinados.

A duração do seu exame pode também variar de acordo com a situação clínica e a suspeita diagnóstica; por exemplo, é frequente ser necessário um estudo mais demorado para obter imagens de alta qualidade na avaliação de estruturas anatómicas muito pequenas ou em casos de exames mais avançados como Ressonância Magnética mamária, Ressonância Magnética prostática multiparamétrica ou em procedimentos mais complexos de administração de contraste. Nestes casos, o exame poderá demorar entre 30-45 minutos ou em alguns casos ser até mais longo.

As imagens obtidas são interpretadas por um médico radiologista ou neurorradiologista que elaborará um relatório dirigido ao médico que lhe solicitou o exame, descrevendo os achados relevantes.

 

Alguns utentes sentem-se desconfortáveis no início do exame. Ser-lhe-á entregue um manípulo munido de um botão de alarme para que possa ter o controlo da situação e parar o exame em qualquer altura. Durante o exame estará em contacto permanente com o técnico de radiologia.

Em alguns dos nossos centros dispomos de equipamentos de RMde túnel amplo. Isto significa que o equipamento é mais largo, mais curto e mais rápido do que usual, permitindo um maior conforto do paciente.

Não são conhecidos riscos ou complicações associados à realização desta técnica. Não é utilizada radiação ionizante.

Se for administrado contraste, pode haver risco de reações alérgicas. Pacientes com alergias ou sensibilidade conhecida a medicamentos, contraste, iodo ou marisco devem informar o técnico ou o médico radiologista. O contraste da RM poderá ainda ter efeitos indesejáveis em pessoas com asma, anemia, hipotensão (tensão baixa) e doença falciforme.

Poderão ainda existir outros riscos dependendo da sua situação clínica especifica. Por favor, fale com o seu médico caso tenha qualquer tipo de preocupação relacionada com o exame, antes da sua realização.

De uma forma geral, não será aconselhada a realização desta técnica se estiver grávida. Por favor, informe o seu médico e os profissionais da Affidea, se estiver grávida ou suspeitar que o esteja.

Contudo, em determinadas circunstâncias, os médicos poderão pedir-lhe que realize uma Ressonância Magnética, caso os benefícios que daí advenham superem os riscos associados à gravidez.

À data Ressonância Magnética é um exame realizado dentro da rede do SNS ou por entidades externas contratualizadas pelas administrações hospitalares.

O preço da Ressonância Magnética é variável dependendo do subsistema de saúde ou do plano de seguro de saúde que tenha contratualizado.