Colonoscopia Total - O que é? Onde fazer? | Affidea Portugal

A Colonoscopia é um exame de diagnóstico invasivo, que permite analisar todo o intestino grosso (o cólon sigmóide, o ascendente, o transverso, o ascendente e o cego). Este exame permite encontrar anomalias no intestino grosso até junto ao intestino delgado. É aconselhado a fazer perante sintomas como diarreia, mudança de hábitos intestinais ou perdas de sangue. Funciona  também como rastreio do cancro do cólon e reto.
A Colonoscopia faz-se recorrendo a um tubo flexível (o colonoscópio) com uma pequena câmara que transmite imagens de elevada definição do intestino para um monitor. Além de colher imagens, este exame permite também fazer biópsia e remover pólipos, por exemplo.

Este é um exame em que as complicações são muito raras.

No geral a Colonoscopia Total é evitada durante a gravidez.

A Colonoscopia necessita de preparação, pois o intestino deve estar livre de detritos. Deste modo, o utente tem de fazer uma preparação especial e limpeza ao intestino, que está apresentada nas instruções que lhe serão dadas no dia da marcação do exame. O utente deve seguir criteriosamente as indicações dadas.

Ao ser introduzido o colonoscópio, é também introduzido ar para permitir uma melhor visualização, o que pode causar algum desconforto, sendo que quando realizado com anestesia, este incómodo pode ser diminuído. É também natural que depois do exame haja alguma flatulência, devido à introdução do ar.

A Colonoscopia é um exame que pode demorar entre 15 a 45 minutos, em média. Contudo pode demorar mais tempo, caso seja necessário fazer mais algum procedimento fora do habitual. De realçar que, no caso de este exame ter sido feito recorrendo à anestesia, será necessário mais algum tempo, para que o utente possa repousar e fazer uma recuperação completa.

Diagnósticos