Política Proteção de Dados Médicos Prescritores - Affidea Portugal

Política de Proteção de Dados para Médicos Prescritores

1. Identidade do responsável pelo tratamento

A Affidea é uma prestadora de serviços médicos com elevados padrões éticos. «Affidea» («nós» ou «nosso») refere-se à sede do Grupo Affidea em Portugal e/ou qualquer entidade legal responsável pela unidade clínica onde serão tratados os seus dados (para mais informações sobre as entidades legais Affidea, por favor consulte o anexo desta Política). O seu ponto de contacto será o nosso Encarregado de Proteção de Dados, os respetivos contactos poderão ser identificados na cláusula 6.

2. Finalidades do Tratamento de Dados

2.1.  A Affidea trata os seus dados pessoais contidos na requisição que nos enviou. Caso prestemos um serviço médico a um utente que nos tenha encaminhado, a requisição será integrada no nosso registo médico.

2.2.  A Affidea também está a tratar os seus dados pessoais para facilitar a prestação de serviços de cuidados de saúde da Affidea. Estamos empenhados em servir os nossos utentes da forma mais eficiente possível. Para este efeito, será contactado diretamente através de e-mail ou telefone quando a sua contribuição for necessária.  Normalmente, no que diz respeito aos nossos serviços de cuidados de saúde, poderá ser necessário contactá-lo para alguma questão relativa a uma requisição que nos tenha enviado ou algum pedido que nos tenha feito (por exemplo, resultados médicos).

2.3.  A Affidea trata os seus dados pessoais para inquéritos de satisfação. Gostaríamos de saber o que acha da qualidade dos nossos serviços a fim de podermos melhorar a nossa operação e atender os nossos clientes da melhor forma possível.

2.4.  A Affidea trata os seus dados pessoais para efeitos de marketing direto. Gostaríamos que conhecesse os nossos serviços médicos e de o manter informado relativamente a quaisquer alterações ou serviços novos. Com o seu prévio consentimento, entraremos em contacto consigo por e-mail para lhe fornecer informações relevantes sobre os atuais serviços médicos da Affidea e para o informar sobre os nossos eventos, conferências e seminários.

2.5.  A Affidea analisa as suas referências. Gostaríamos de compreender melhor as tendências relativas aos exames que nos são encaminhados. A análise do tipo e frequência dos exames que nos são encaminhados ajuda-nos a obter informações estatísticas valiosas para a nossa equipa comercial e de marketing, por exemplo, para compreender quais os serviços que são de maior interesse em regiões específicas.

3. Detalhes relativos ao tratamento de dados da Affidea

Tipo de dados pessoais tratados Finalidade do tratamento Base jurídica Período de conservação
Dados pessoais incluídos na requisição Prestação de serviços médicos com base na sua requisição (consultar 2.1.) Interesse legítimo da Affidea 5 anos (equivalente a período de retenção do relatório médico que preparámos para o paciente encaminhado)
Nome, telefone, endereço de e-mail Contacto para orientação médica (consultar 2.2) Interesse legítimo da Affidea 5 anos (equivalente a período de retenção do relatório médico que preparámos para o paciente encaminhado)
Nome, endereço de e-mail Inquérito de satisfação (consultar 2.3. Interesse legítimo da Affidea 3 anos após o consentimento para a finalidade de marketing
Nome, endereço de e-mail Marketing direto (consultar 2.4.) Consentimento 3 anos após o consentimento
Nome e histórico de prescrição Análise estatística das referências (consultar 2.5) Interesse legítimo da Affidea 5 anos (equivalente a período de retenção do relatório médico que preparámos para o paciente encaminhado)

4. Com quem partilhamos os seus dados pessoais

A Affidea utiliza prestadores de serviço (designados subcontratantes) para nos auxiliar no tratamento dos dados pessoais que recolhemos. Os subcontratantes agem em nome da Affidea, segundo as nossas instruções escritas.

Nome do subcontratante Local de estabelecimento do subcontratante Função do subcontratante
SLICE – SISTEMAS LÓGICOS DE INFORMÁTICA, CÁLCULO E EQUIPAMENTOS, LDA Rua Padre Américo n.1, escritório 5, 1600-548 Lisboa Suporte ao Sistema de Informação Laboratorial da Affidea
KRESK – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, LDA Av. D. João II 1.19.03 7G,
1990-086, Lisboa
Suporte ao Sistema de Informação Diagnostico da Affidea

5. Os seus direitos de proteção de dados

Ao abrigo da legislação de proteção de dados, e com os limites aí previstos, possui os seguintes direitos:

1) Direito de solicitar o acesso aos seus dados pessoais. Significa que tem o direito de obter uma confirmação de que os seus dados estão a ser tratados. Tem acesso aos seus dados pessoais tratados por nós e outras informações suplementares (especialmente as finalidades do tratamento, as categorias de dados pessoais afetados, os destinatários ou categorias de destinatários a quem os dados pessoais foram ou serão divulgados e o período de conservação).

2) Direito de solicitar a retificação dos seus dados. Significa que tem direito a que os seus dados pessoais sejam corrigidos ou completados, caso estejam incorretos ou incompletos.

3) Direito de solicitar o apagamento dos seus dados. Significa que tem direito a que os seus dados pessoais sejam eliminados em circunstâncias específicas, se não existir uma razão lícita para continuar o nosso tratamento.

4) Direito de nos solicitar a restrição do tratamento. Significa que pode solicitar que o tratamento dos seus dados pessoais em circunstâncias específicas seja «bloqueado» ou impedido. O seu pedido válido implicará que teremos permissão para conservar os seus dados pessoais, mas não para os tratar.

5) Direito de se opor ao nosso tratamento dos seus dados. Tal significa que tem o direito de recusar marketing direto e o envio de informações promocionais da nossa parte. O seu direito de oposição também significa que tem o direito de contestar o tratamento de dados realizado pela Affidea por motivos relativos à sua situação, caso a base jurídica do tratamento de dados seja o nosso interesse legítimo. Caso conteste, não temos o direito de continuar a tratar os seus dados pessoais, salvo se conseguirmos apresentar razões legítimas para o tratamento que se possam sobrepor aos seus interesses, direitos e liberdades ou para exercício ou defesa num processo judicial.

Se pretender exercer os seus direitos ou obter mais informações sobre os seus direitos acima mencionados, contacte o nosso Data Protection Officer (poderá encontrar os contactos abaixo). Se não está satisfeito com a forma como tratamos os seus dados, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Supervisão, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Av. D. Carlos I, 134 – 1.º, 1200-651 Lisboa, (www.cnpd.pt) ou de iniciar um procedimento judicial. No entanto, sugerimos que nos contacte primeiro se pretender esclarecer alguma questão.

 

6. Para mais informações

Em caso de dúvida ou se desejar obter mais informações, entre em contacto com o nosso Data Protection Officer (e-mail: dpo.pt@affidea.pt, morada: Av. D. João II, Nº9I, Edifício Adamastor, Torre B, 7º Parque das Nações 1990-077 Lisboa; número de telefone: 218922100).

Anexo:
Entidades Affidea

 

DIR-G-026 Rev.04