Consulta de Alergia Alimentar - Affidea Portugal

Disponível em

Marcar

Disponível em

Marcar

O que é a Alergia Alimentar?

A Alergia Alimentar é uma resposta anormal do sistema imunitário a determinados alimentos, ou seja, uma reação exagerada contra algumas proteínas dos alimentos. Este tipo de alergia pode aparecer em qualquer idade. Na criança, os alimentos mais frequentes são o leite, ovo, peixe e cereais, enquanto nos adultos são o marisco (que inclui crustáceos e moluscos), os frutos frescos, os frutos secos ou de casca rija, o amendoim e algumas sementes. Na maioria das crianças é transitória, ou seja, deixa de ter sintomas ao fim de alguns anos, mas pode persistir até à idade adulta. Nos adultos quando aparece tende a ser para a vida inteira.

A alergia e intolerância tem o mesmo significado?

É importante distinguir alergia alimentar de intolerância. A intolerância alimentar não tem nada a ver com o sistema imunológico – resulta de erros na digestão ou metabolismo dos alimentos. É menos grave e os sintomas dependem da quantidade ingerida (mas também pode interferir muito com a qualidade de vida).

O que pode acontecer se tiver uma alergia alimentar?

Na maioria dos casos as reações ocorrem poucos minutos ou até 2-4 horas após a refeição! São reprodutíveis, ou seja, sempre que se come o alimento há algum tipo de reação, mas também pode variar com a quantidade ou com outros fatores associados.  Os sintomas podem ser leves até muito graves (anafilaxia). Podem atingir vários órgãos:

– Pele e mucosas: comichão boca, lábios, vermelhidão, manchas e comichão na pele, inchaço lábios, língua ou volta dos olhos;

– Náuseas ou vômitos, cólicas (dor abdominal intensa), diarreia;

– Dificuldade respiratória (raramente de modo isolado);

– Queda da pressão arterial, desmaio, prostração.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico preciso pode envolver uma história clínica detalhada, testes cutâneos por picada, análises de sangue e, em alguns casos, provas de provocação alimentar supervisionados por um médico especialista. Uma vez diagnosticada, o tratamento para alergia alimentar consiste em evitar o alimento desencadeante, ter um plano de emergência escrito para saber  lidar com as reações alérgicas, que podem ser  muito graves e nalguns casos ter um tratamento específico.

Esta pode ser uma condição desafiadora, mas com a orientação adequada, é possível viver uma vida plena e saudável.

Em caso de alergia alimentar, não hesite em consultar um alergologista especializado nesta condição.

Onde fazer a Consulta de Alergia Alimentar?

Esta consulta está disponível na nossa clínica Affidea Setúbal.

MÉDICOS DA CONSULTA DE ALERGIA ALIMENTAR AFFIDEA:

Dra. Cristina Arêde