Intolerância Alimentar - Affidea Portugal

July 26, 2019

Intolerância Alimentar

Intolerância Alimentar e Alergia Alimentar são frequentemente confundidas. Apesar de ambos serem fenómenos fisiológicos e terem reações adversas, são processos diferentes.

As sensibilidades ou intolerâncias alimentares são de descoberta recente, contrariamente às alergias alimentares, conhecidas há muito tempo.
As manifestações clínicas da sensibilidade alimentar são lentas e pouco evidentes. Assim, é frequente que a existência de uma sensibilidade alimentar passe despercebida.

O que é uma alergia alimentar?
– Quando temos uma alergia alimentar, o nosso organismo reage produzindo um determinado tipo de anticorpos: IgE

Perante a ingestão do alimento em causa, o sistemo imunológico tem uma reação adversa e liberta a IgE específica, de imediato ou poucas horas depois da ingestão do mesmo.
Esta reação é clinicamente evidente, podendo provocar prurido, corrimento nasal, tosse, transtornos respiratórios ou quadros severos, que devem ser tratados de imediato.

O que é uma sensibilidade ou intolerância alimentar?
– Quando temos uma sensibilidade ou intolerância alimentar, o nosso organismo reage produzindo outro tipo de anticorpos: IgG (mais exatamente IgG4).

Perante a ingestão do alimento em causa, é o próprio metabolismo que produz a reação adversa e não o sistema imunológico.
A reação deve-se geralmente a défices enzimáticos, verificando-se uma produção anormalmente aumentada da IgG4 específica, dias ou horas após a ingestão do mesmo.
As manifestações clínicas são mais lentas e menos claras, logo mais difíceis de detetar.

Quais os sintomas de sensibilidade ou intolerância alimentar?
– Tendência para a obesidade: retenção de líquidos, dificuldade em perder peso;
– Manifestações Cutâneas: vermelhidão , acne, eczemas, urticária, rosácea, psoríase;
– Transtornos Digestivos: Cólon irritável, colites, obstipação, diarreias, náuseas, cólicas;
– Transtornos Neurológicos: Enxaquecas, enjoos, dores de cabeça;
– Transtornos Respiratórios: Bronquite, asma, dificuldades respiratórias;
– Outros: Artrites, dores musculares, rigidez nas articulações.

O que é o teste de sensibilidade ou intolerância alimentar?

É um teste feito a partir de uma simples colheita de sangue e permite diagnosticar a sensibilidade / intolerância a diversos alimentos, através da deteção dos anticorpos específicos associados.

Verificam-se melhorias evidentes dos sintomas quando é estabelecida  uma dieta em que são suprimidos os alimentos identificados como “positivo”.

O teste tem um carácter meramente orientativo e a sua interpretação não deve ser realizada isoladamente, pelo que deve falar com o seu médico ou nutricionista.

Nos nossos Laboratórios, efetuamos despiste de alergénios relacionados com alimentos de origem vegetal, carnes, leite e derivados, ovo e derivados, peixe, marisco e moluscos, pólens de plantas, arvores, ervas, epitélios de animais, insectos, fungos, ácaros, fármacos, etc. Efectuamos ainda Painéis Multirast em que são despistados numa só analise alergias para diversos grupos de agentes acima referidos.