10 factos acerca da Obesidade - Affidea Portugal

July 26, 2019

10 factos acerca da Obesidade

Conheça aqui dez factos acerca da Obesidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

 1.  Estamos perante Excesso de Peso e Obesidade quando existe uma acumulação excessiva de gordura, que pode prejudicar a saúde.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma forma usada para classificar o Excesso de Peso e a Obesidade em adultos e corresponde ao peso em Quilogramas dividido pela altura. A OMS define como Excesso de Peso um IMC igual ou superior a 25 e para Obesidade igual ou superior a 30.

2.  Mais de 1,4 biliões de adultos tinham Excesso de Peso, em 2008, e mais de meio bilião era Obeso.
Cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao Excesso de Peso ou Obesidade.  Entre 1980 e 2008, a prevalência de Obesidade praticamente duplicou.

3. Em 2013, 42 milhões de crianças sofria de Excesso de Peso.
A Obesidade Infantil é, nos dias de hoje, um dos maiores problemas de saúde pública. Crianças obesas serão muito provavelmente adultos obesos e terão maior probabilidade de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares precocemente.

4. O Excesso de Peso e a Obesidade estão relacionados com maior número de mortes do que a falta de peso.
65% da população vive em países em que o Excesso de Peso e a Obesidade mata mais pessoas do que a falta de peso.

5. A Obesidade é normalmente resultado de um consumo de calorias superior às calorias gastas.
Um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos, sem um aumento de atividade física, leva a um aumento do peso. A diminuição dos níveis de atividade física poderão também levar a um aumento de peso.

 6. Ambientes e comunidades de apoio são essenciais para moldar as escolhas das pessoas e prevenir a Obesidade.
A responsabilidade individual só pode ter efeito quando as pessoas têm acesso a um estilo de vida saudável e são apoiados para fazer escolhas saudáveis. A OMS mobiliza uma série de intervenientes que têm um papel vital a desempenhar na formação de ambientes saudáveis e em tornar as opções de dieta mais saudáveis de forma acessível.

7. As escolhas, a dieta alimentar e os hábitos de atividade física das crianças são influenciados pelo ambiente envolvente.
O desenvolvimento social e económico, bem como as políticas nas áreas de agricultura, transportes, planeamento urbano, meio ambiente, educação, processamento de alimentos, distribuição e comercialização influenciam os hábitos e preferências alimentares das crianças, bem como seus padrões de atividade física.

8. Uma dieta saudável pode ajudar a prevenir a Obesidade.
As pessoas devem:
– manter um peso saudável;
– limitar a ingestão de gordura total;
– aumentar o consumo de frutas, hortaliças, grãos integrais, nozes;
– limitar o consumo de açúcar e sal.

9. atividade física regular ajuda a manter um corpo saudável.
As pessoas devem praticar níveis adequados de atividade física ao longo das suas vidas. A prática de atividade física regular de intensidade moderada de pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro do cólon e da mama. O fortalecimento muscular e o treino do equilíbrio podem reduzir quedas e melhorar a mobilidade entre os adultos mais velhos.

10. A contenção da epidemia global da Obesidade requer uma abordagem multi-sectorial, multidisciplinar e culturalmente relevante.
O Plano de Ação da OMS para a Estratégia Global para a Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis fornece um plano para estabelecer e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e gestão de doenças não transmissíveis, incluindo a Obesidade.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Artigos similares

1

July 26, 2019

10 factos acerca da Obesidade

Conheça aqui dez factos acerca da Obesidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.