A Terapia da Fala consiste na prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações da comunicação, linguagem, fala, leitura e escrita, assim como alimentação, quer se tenham desenvolvido na infância ou após alguma lesão ou doença, como uma lesão cerebral.
O tempo necessário de acompanhamento depende de vários factores como: Idade, tipo e gravidade do transtorno, frequência da terapia, entre outros.
No que se foca a Terapia da Fala?
As consultas de Terapia da Fala focam-se então no campo da linguagem e abordam situações como:
– Afasia – Influencia a capacidade de fala e de compreensão, assim como a aptidão de leitura e escrita. (O AVC é a causa mais comum);
– Atrasos no desenvolvimento da linguagem;
– Distúrbios de articulação;
– Perturbações específicas da linguagem falada e escrita;
– Apraxia – Dificuldade em executar movimentos neuromusculares necessários à produção da fala. Por norma, resulta de uma lesão no encéfalo que por sua vez retém memórias dos padrões de movimentos;
– Transtorno de fluência – Afecta o fluxo, a velocidade e o ritmo da fala. (Disfemia, Disfluência – Gaguez);
– Problemas da deglutição – Dificuldade em engolir líquidos e sólidos (ex. disfagia).