Consulta de Terapia da Fala - Onde fazer? - Affidea Portugal

O que é a Terapia da Fala?

A Terapia da Fala consiste na prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações. Estas podem ser ao nível da comunicação, linguagem, fala, leitura e escrita, assim como alimentação, quer se tenham desenvolvido na infância ou após alguma lesão ou doença, como uma lesão cerebral. A Terapia da Fala é adequada a indivíduos de todas as idades.  Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida.
O tempo necessário de acompanhamento depende de vários fatores como: Idade, tipo e gravidade do transtorno, frequência da terapia, entre outros.

Quais as áreas de atuação da Terapia da Fala?

São várias as áreas de atuação da Terapia da Fala:
Fluência: diz respeito à capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, resultando num discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. A caracterização de um discurso não fluente passa por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e ainda excessivas pausas que resultam em gaguez.
Linguagem Escrita: supõe uma aprendizagem clara dos grafemas que transmutam a linguagem oral em linguagem escrita.

Comunicação: a comunicação das crianças e adultos pode ser condicionada por doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e algumas síndromes. Este condicionamento impossibilita o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar.

Articulação: abrange a produção oral dos fonemas/sons, sendo essencial que as estruturas e os músculos orofaciais estejam funcionais.

Linguagem Oral: tem a componente compreensiva e expressiva, composta por elementos 4 elementos: semântica, morfossintaxe, fonológica e a pragmática. As alterações na linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos.

Voz: alterações na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das pregas vocais, que podem ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).

Motricidade Orofacial: diz respeito ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios, assim como das respetivas funções estomatognáticas (mastigação, respiração e fala).

Deglutição: podem ocorrer dificuldades numa ou mais fases da deglutição, devido a questões neurológicas ou mecânicas, comprometendo a nutrição e hidratação.

Que perturbações podem ser abordadas nesta consulta?

As consultas de Terapia da Fala focam-se então no campo da linguagem e abordam situações como:
– Afasia – Influencia a capacidade de fala e de compreensão, assim como a aptidão de leitura e escrita. (O AVC é a causa mais comum);

– Atrasos no desenvolvimento da linguagem;

– Distúrbios de articulação;

– Perturbações específicas da linguagem falada e escrita;

– Apraxia – Dificuldade em executar movimentos neuromusculares necessários à produção da fala. Por norma, resulta de uma lesão no encéfalo que por sua vez retém memórias dos padrões de movimentos;

– Transtorno de fluência – Afecta o fluxo, a velocidade e o ritmo da fala. (Disfemia, Disfluência – Gaguez);

– Problemas da deglutição – Dificuldade em engolir líquidos e sólidos (ex. disfagia).

Conheça abaixo os especialistas em cada clínica Affidea:

Aldora Quintal

Mara Faustino

Catarina Bugalho
Inês Garcez

Cristiane Riço
Joana Pascoal
Sara Rodrigues Saragoça

Ana Rita Pontes