Raios-X - O que? Onde fazer? | Affidea Portugal

O Raios-X é uma das mais comuns e antigas técnicas de imagem médica. Este exame versátil permite a visualização de ossos, pulmões e até do abdómen.
Dependendo do sistema e da técnica, pode ser utilizada em várias aplicações, incluindo a obtenção de imagens em tempo real e a realização de estudos de doentes intransportáveis com equipamentos portáteis.
O Raios-X é comummente solicitado para dar mais informação ao médico sobre a sua condição clínica. Os Raios-X mais comuns são de tórax e coluna.

As imagens de Raios-X são produzidas com recurso a uma pequena dose de radiação.

O nível de dose de radiação necessária depende de vários fatores, tais como a idade e o IMC do paciente, mas também do tipo de exame a realizar.

Aplicamos sempre o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable), que significa tão baixo quanto razoavelmente realizável. Por outras palavras, minimizamos a dose de radiação que cada utente recebe durante um exame de Raios-X, mantendo a qualidade das imagens diagnósticas.

O exame de Raios-X é um procedimento completamente indolor.

Pode não ser possível realizar um Raios-X se estiver grávida. Dependerá do tipo de exame que precisa realizar, dado que os níveis exposição à radiação são variáveis.

Apesar do risco para o seu bebé ser considerado baixo, é provável que o seu médico a aconselhe a adiar quaisquer exames de raios-X não urgentes até depois do parto.

A maioria dos Raios-X não requere preparação. Pode ser-lhe pedido que remova peças de roupa e que coloque vestuário descartável compatível com a realização do exame. Também lhe pode ser pedido que retire alguns acessórios, nomeadamente brincos, anéis, colares ou pulseiras, que possam interferir com a aquisição de imagem por Raios-X.

Ser-lhe-á pedido que se deite ou encoste a uma superfície de forma a que a parte do corpo em análise fique entre a ampola de Raios-X e o sensor de radiação (similar a uma pelÍcula de fotografia). Deverá ficar imóvel durante a realização do exame para não comprometer a qualidade da imagem.

O exame demora poucos segundos, contudo todo o procedimento, incluindo a preparação, pode demorar cerca de 15 minutos.

As imagens obtidas são interpretadas por um médico radiologista que elaborará um relatório dirigido ao médico que lhe solicitou o exame, descrevendo os achados relevantes.

Imagiologia Médica e Radiação