Osteopatia, o que é?
A Osteopatia é uma forma de medicina alternativa que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção as disfunções do movimento ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano. Esta terapêutica recorre à manipulação e movimentação do sistema musculoesquelético, bem como na promoção do fluxo sanguíneo adequado e drenagem linfática. O objetivo da osteopatia é tratar a causa subjacente da condição, em vez de apenas tratar os sintomas.
Osteopatia, o que faz?
A Osteopatia procura, através de técnicas exclusivamente manuais, eliminar a dor e promover o equilíbrio do corpo humano, restabelecendo o movimento, a posição e vascularização fisiológicas. A Osteopatia considera o corpo humano como uma unidade. Para isso vai restabelecer a mobilidade articular/fascial/neuronal/visceral que possa estar alterada ou diminuída.
O tratamento osteopático influencia o funcionamento fisiológico do corpo humano. Além disso promove o equilíbrio, melhora a circulação e a função dos sistemas circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino. Capacita a pessoa para que esta possa alcançar o seu melhor estado de saúde.
Em que situações se pode recorrer à Osteopatia?
- ATM – disfunções na articulação temporo-mandibular;
- Cefaleias (dores de cabeça);
- Dores articulares;
- Dor crónica;
- Coluna;
- Parestesias (dormências, formigueiros);
- Saúde gastrointestinal (azia, gases, obstipação, entre outros);
- Reeducação respiratória;
- Stress.
A quem se destina a Osteopatia?
A Osteopatia intervém desde o recém-nascido ao idoso e é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde.
Osteopatia Pediátrica, o que é?
Cólicas, irritabilidade, refluxos, distúrbios de sono, obstipação, não são “normais” aos olhos da Osteopatia Pediátrica. São consequência de tensões na base do crânio do seu bebé, que por alterarem a normal fisiologia do nervo vago (nervo responsável pela inervação parassimpática dos órgãos viscerais do sistema digestivo e respiratório) – que quando comprometido irá manifestar-se com sintomas referentes ao órgão(s) respetivo(s).
O objetivo da Osteopatia Pediátrica é assim restabelecer a harmonia e o correto alinhamento do seu bebé/criança através da normalização de todas as tensões a que possa ter estado sujeito nos períodos intrauterino, parto e pós parto. Para isso são utilizadas técnicas manuais muito suaves, eficazes e indolores para o seu bebé.