Tudo Sobre Ressonância Magnética da Próstata - Affidea Portugal

March 25, 2024

Tudo sobre Ressonância Magnética da Próstata

Saiba tudo sobre a Ressonância Magnética da Próstata - O que é, Para que serve e quando realizá-la. Marque já na Clínica Affidea mais perto de si.

O que é a Ressonância Magnética da Próstata?

A ressonância magnética da próstata é hoje um método bem estabelecido como forma não invasiva de deteção, caracterização e estadiamento da doença tumoral prostática.

Trata-se de um exame, sem radiação, que para além de permitir uma visão detalhada da anatomia, fornece informação adicional sobre aspetos importantes na diferenciação entre tecido prostático normal e patológico, tais como o grau de restrição à mobilidade das moléculas de água no tecido glandular, (restrição maior nos tumores do que no tecido normal), e o grau de realce pelo contraste, o qual também é distinto entre tecido normal e patológico.

Por esta razão a designação correta deste tipo de exame é Ressonância Magnética Multiparamétrica de Próstata.

 Como é feita a Ressonância Magnética da Próstata?

Após a troca do vestuário por uma bata ou fato descartável, o paciente é submetido a punção numa veia periférica, normalmente na “dobra do braço”, tal como é feito para a obtenção de sangue para análises clínicas, com uma agulha muito fina,  de forma a estabelecer acesso para serem administrados os seguintes fármacos:

(1) Buscopan ou produto similar para redução do peristaltismo intestinal, de forma a que não existam artefactos de movimento que prejudiquem as imagens;

(2) produto de contraste (à base de Gadolineo), cuja administração poderá ser ou não realizada, em função dos achados do exame (embora faça parte do protocolo de estudo “de base”);

(3) outros fármacos, como sedativo, em caso de agitação ou ansiedade, sobretudo em caso de claustrofobia. Isto apesar dos “túneis” atuais dos equipamentos de Ressonância Magnética serem hoje em dia mais abertos e espaçosos do que no passado, reduzindo o efeito claustrofóbico em muitos pacientes.

Nalguns casos poderá estar ainda indicada, antes do exame, a instilação anal de um laxante de efeito rápido, (dulcolax ou produto similar) de forma a limpar a ampola retal de fezes e gases, prejudiciais à qualidade do exame.

Quando devo fazer a Ressonância Magnética da Próstata?

As indicações para o exame são:

(1) a identificação de tumores prostáticos e a determinação da sua localização para orientar uma eventual biópsia;

(2) a determinação da extensão dos tumores, ou seja, se se circunscrevem ao tecido prostático, dentro dos limites da glândula ou se, pelo contrário, ultrapassam os limites glandulares e, neste último caso, se se estendem a estruturas anatómicas de proximidade;

(3) no planeamento de radioterapia, quando este tipo de tratamento estiver indicado, como por exemplo Cancro da Próstata;

(4) na avaliação de eventuais recidivas de tumor depois de ter sido realizado tratamento.

Nalgumas circunstâncias, processos inflamatórios (prostatite) poderão igualmente justificar a realização de uma Ressonância Magnética da Próstata.

O exame não implica desconforto particular e não exige preparação prévia específica.

Como preparar-me para a Ressonância Magnética da Próstata?

Antes da realização da ressonância magnética da próstata é solicitado o preenchimento de um questionário sobre a presença de eventuais implantes com componentes metálicos, próteses ou pacemaker que impossibilitem a exposição do paciente a um campo magnético forte.

É importante que toda a documentação sobre qualquer destes dispositivos seja entregue ao técnico ou ao médico responsável pelo exame para se determinar se o exame pode ser realizado em segurança.

Quanto tempo demora a Ressonância Magnética da Próstata?

O exame demora entre 30 e 40 minutos e não são esperados quaisquer efeitos após o seu término.

Os benefícios da realização de uma Ressonância Magnética Multiparamétrica de Próstata excedem claramente o incómodo que qualquer exame deste tipo implica.

Temos a certeza que a equipa técnica da Affidea que o acompanhará durante o processo, tudo fará para que o seu exame seja o menos incomodativo possível e, simultaneamente, o mais relevante possível em termos de informação adquirida, contribuindo de forma muito significativa  para o esclarecimento da situação clínica que conduziu à sua realização.

Qual o preço de uma Ressonância Magnética da Próstata?

O preço da Ressonância Magnética da Próstata é variável dependendo do subsistema de saúde ou do plano de seguro de saúde que tenha contratualizado.

Como marcar uma Ressonância Magnética da Próstata?

O exame pode ser marcado através do 218 360 010 ou online em My Affidea.

Saiba mais sobre a Ressonância Magnética da Affidea.