Cancro do Pulmão - Affidea Portugal

August 1, 2022

Cancro do Pulmão

Dia Mundial de Cancro de Pulmão - 1 de agosto

Cancro do Pulmão: Combate e Diagnóstico Precoce

O Dia Mundial do Cancro do Pulmão é assinalado no dia 1 de Agosto e pretende a sensibilização para o grave impacto desta doença na população, a nível mundial.

O cancro do pulmão é o segundo cancro mais comum em homens e em mulheres e é o cancro com a taxa de mortalidade mais alta em todo o mundo.

A gravidade do cancro do pulmão decorre em grande parte do diagnóstico tardio, num estadio avançado da doença, limitando as opções terapêuticas e estando por isso associado a uma menor sobrevida.

No combate a esta doença é particularmente importante evitar o tabagismo, o seu principal factor de risco e promover o diagnóstico precoce para permitir um tratamento mais eficaz ou mesmo a cura.

Nos últimos anos desenvolveram-se estudos que comprovam que o rastreio do cancro do pulmão reduz a mortalidade por cancro de pulmão e a mortalidade global, sendo um dos métodos centrais a TAC (tomografia axial computorizada) de baixa dose do tórax.

Actualmente, através do TAC de baixa dose é possível realizar um exame aos pulmões que permite a detecção precoce de achados suspeitos com dose de radiação equivalente à de seis meses de exposição à radiação natural do meio ambiente.

Na Affidea, dispomos dos equipamentos necessários à realização destes exames, soluções de inteligência artificial e profissionais qualificados, nomeadamente radiologistas com certificação europeia em rastreio de cancro de pulmão.

A tão aguardada implementação oficial do rastreio do cancro do pulmão em Portugal será um passo importante no diagnóstico precoce e tratamento desta doença com repercussão favorável na mortalidade por cancro de pulmão na população portuguesa.

A Affidea dispõe já de todos os meios necessários, cumprindo todas as recomendações das Sociedades Europeias competentes, para apoiar a população portuguesa no combate ao cancro do pulmão, promovendo o diagnóstico precoce do mesmo.

 

 

 

 

Bibliografia

Global Burden of Disease Cancer 2016, JAMA Oncol 2016

Low-Dose CT Screening for Lung Cancer: Evidence from 2 Decades of Study; David S. Gierada, MD; Radiology: Imaging Cancer 2020; 2(2):e190058

Evaluation of the Benefits and Harms of Lung Cancer Screening With Low-Dose Computed Tomography Modeling Study for the US Preventive Services Task Force; JAMA. 2021;325(10):988-997