Registo de Eventos Cardíacos - O que é? Onde fazer? - Affidea Portugal

Disponível em

Marcar

Disponível em

Marcar

O Registo de Eventos Cardíacos é um exame complementar de diagnóstico não invasivo. Permite registar a atividade elétrica do coração durante um período de tempo mais alargado – em média 8 dias. O objetivo é esclarecer sintomas intermitentes (palpitações, síncopes ou dor precordial), correlacionando-os com as alterações de ritmo cardíaco observadas.
É um exame alternativo ao ECG de repouso, Prova de esforço e Holter, usado no estudo das arritmias cardíacas.

É fornecido ao utente um documento que deve ser preenchido com as suas atividades diárias, o que irá posteriormente proporcionar as correlações com os sintomas.

Este exame não apresenta riscos ou complicações.

Sim. Trata-se de um exame sem riscos para a grávida.

O exame não requer preparação específica, apenas se sugere que utilize roupas confortáveis, largas e com abertura à frente para agilizar o processo de aplicação do equipamento.

Este exame é indolor, no entanto, devido à sua duração pode causar algum incómodo. Durante vários dias, o utente tem de permanecer com o gravador ligado ao tórax através dos elétrodos, que fazem o controlo da atividade do coração. No entanto, pode ser removido aquando da higiene pessoal ou em outra situação que se considere necessário.

A realização deste exame pode durar até 20 dias.

Diagnósticos