Prova de Esforço - O que é? Onde fazer? | Affidea Portugal

A Prova de Esforço é um exame não invasivo. Permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço através da análise da sintomatologia do utente e registo eletrocardiográfico contínuo, acompanhado de medições periódicas da pressão arterial.

A Prova de Esforço é um  exame que poderá envolver algum risco, apenas nos doentes com patologia cardiovascular grave. Por isso é efetuado na presença de um médico.

Não existe nenhuma preparação para a Prova de Esforço. Deverá é fazer-se acompanhar, no dia do exame, por outros exames relativos ao coração que já tenha feito, e pela medicação que habitualmente toma. Sugere-se também que use roupa prática.

Antes de começar o exame, são colocados no tórax do utente elétrodos e que estão ligados ao registador, assim como é colocada uma braçadeira para a medição da tensão arterial.

Depois o utente começa a caminhar num tapete rolante, que progressivamente terá a sua velocidade e inclinação aumentada; ou seja, o esforço é aumentado até que sejam alcançados os objetivos desejados.

A duração da Prova de Esforço depende de pessoa para pessoa, no entanto, dura pelo menos 30 a 45 minutos.

Diagnósticos