OCT- Tomografia de Coerência Ótica: O que é? Onde fazer? - Affidea Portugal

OCT são as iniciais de “Optical coherence tomography” ou “Tomografia de coerência ótica”.

A tomografia de coerência ótica é um exame que permite um diagnóstico precoce e diferenciado das doenças da interface do Vítreo, da Retina e Nervo Ótico (Pucker Macular, Buraco Macular, Membranas Epirretinianas Secundárias, Síndrome de Tração Muscular, Glaucoma e Atrofia Ótica).

Através da OCT, consegue-se obter imagens que permitem estudar a retina (segmento posterior) e o segmento anterior do olho nomeadamente a córnea, a câmara anterior, a íris e o cristalino.

Trata-se de um exame não invasivo que utiliza luz de baixa coerência para obter imagens de alta resolução das estruturas a estudar.

Atualmente, é um exame amplamente utilizado, sendo fundamental para o diagnóstico de várias doenças dos olhos, na avaliação da sua evolução, no estabelecimento de decisões terapêuticas e na avaliação pós-operatória.

 

A tomografia de coerência ótica, ou apenas OCT, é um exame de diagnóstico e monitorização que permite estudar as secções histológicas da retina in vivo.

É um teste não invasivo, de fácil execução e sem efeitos colaterais, sendo fundamental para o diagnóstico e controlo de diversas doenças oftalmológicas.

As imagens obtidas através do OCT baseiam-se na emissão de luz (diferença ente a luz emitida e a luz captada) permitindo desta forma efetuar vários “cortes” que possibilitam a visualização das estruturas anatómicas.

É um exame não invasivo, de fácil execução e sem efeitos colaterais.

O preço deste exame depende do subsistema de saúde ou do plano de seguro de saúde que tenha contratualizado.

Para realizar um OCT deverá apresentar uma prescrição do seu médico assistente.

Este exame não requer qualquer tipo de cuidado ou preparação.

O exame de OCT é um procedimento rápido podendo demorar até 15 minutos.

Imagiologia Médica e Radiação