O MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial) permite o registo automático de medições da Tensão Arterial ao longo de 24 horas, à medida que o utente vai realizando as diferentes atividades ao longo dia. Deste modo, será possível relacionar as alterações nos valores registados com as várias atividades que o utente fez, assim como os sintomas por ele descritos. É fornecido ao utente um documento que deve ser preenchido com as suas atividades diárias.

Este é um exame sem qualquer risco.

Sim. Trata-se de um exame sem  riscos para a grávida.

O MAPA não exige preparação prévia. Deverá fazer-se acompanhar por outros exames relativos ao coração que já tenha feito, e pela medicação que habitualmente toma.

Este exame é indolor. No entanto, pode causar algum incómodo, pois a braçadeira irá apertar o braço bastantes vezes durante o período de realização do exame para registar os diferentes valores da pressão arterial. De realçar que esta braçadeira irá estar ligada a um aparelho portátil, com pilhas, e que será transportado à cintura ou ao pescoço. No decorrer do exame o utente não poderá tomar banho.

O exame tem a duração de 24 horas.

Diagnósticos