Espirometria - Exame de Pneumologia | Affidea Portugal

A Espirometria é um método de estudo não invasivo da função respiratória que permite medir os volumes e débitos pulmonares. É efetuada através da realização de uma manobra de inspiração profunda seguida de uma expiração máxima forçada, respirando para um espirómetro que mede os valores obtidos dos volumes e débitos.

A Espirometria é o exame base da função respiratória , permitindo afirmar a presença de alterações ventilatórias obstrutivas, restritivas ou mistas, sua gravidade, resposta à terapêutica e evolução.

Na presença de obstrução brônquica a realização subsequente da prova de broncodilatação – Espirometria com broncodilatação. Esta permite avaliar a resposta espirométrica após a inalação de uma dose standard de um broncodilatador, fornecendo ao clínico uma orientação diagnóstica e terapêutica relevantes.

Não existe inconveniente nenhum, nem qualquer sensação desagradável quando se realiza este exame.

Nas 24 horas antes do exame não pode fumar.
Suspenda a última toma da terapêutica broncodilatadora habitual antes do exame e nao efectuar terapeutica SOS inalatória nas 4 a 6 horas antes do exame.

A colheita do exame demora cerca de 10 minutos.

O resultado do exame é um relatório efectuado depois dos valores obtidos serem  avaliados e valorizados pelo Pneumologista, comparando-os com os valores previstos e enquadrados em perfis pré definidos, informando sobre o compromisso das pequenas vias aéreas (precoce nos fumadores) e o perfil ventilatório do utente (normal, obstrutivo, restritivo ou misto).

Diagnósticos

Notícias

Fique a par de todas as novidades da Affidea Portugal.

Saiba mais