Ecocardiograma Fetal - Affidea Portugal

O que é o Ecocardiograma Fetal?

O Ecocardiograma Fetal é um exame, que utilizando ultra-sons e por isso inócuo para a grávida e para o feto, regista imagens em tempo real do movimento do coração e dos vasos sanguíneos próximos. Ou seja, regista a forma como o coração se contrai e bombeia o sangue. O Ecocardiograma Fetal permite diagnosticar várias anomalias que afetam o coração.

No contexto pré-natal o ecocardiograma fetal deve ser realizado idealmente entre as 18 e as 24 semanas de gestação, sendo no entanto possível uma avaliação precoce, antes das 18 semanas, ou mais tardia, depois das 24 semanas. Grávidas portadoras de diabetes, doença materna crónica, história familiar de cardiopatia congénita, suspeita de cardiopatia fetal e malformação extracardiaca major, estão entre as principais indicações para realização deste exame. O diagnóstico in útero permite a programação do parto em centros especializados e consequente optimização do tratamento desde o nascimento.

Na Affidea dispomos de uma equipa especializada e exclusivamente dedicada  à realização de exames de Cardiologia Pediátrica e Fetal em ambiente tranquilo e acolhedor.

O Ecocardiograma não apresenta riscos ou complicações.

Não é necessária preparação para a realização deste exame.

A grávida deve estar deitada  com a barriga destapada. Depois segue-se a aplicação de um gel onde será colocada a sonda do ecógrafo. A sonda faz o registo dos ecos produzidos pelo coração, que serão posteriormente convertidos em imagens através de um algoritmo ecográfico.

Em média, a realização de um Ecocardiograma pode durar desde 15 minutos a uma hora.

Diagnósticos