A Anatomia Patológica, em regime de ambulatório (não Hospitalar), é a especialidade médica responsável pela análise morfológica de órgãos, tecidos e células, com o objetivo de contribuir, muitas vezes de forma decisiva, para o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e prognóstico das doenças, bem como na sua prevenção.
Engloba, basicamente, o exercício da Histopatologia (biópsias, peças cirúrgicas) e da Citopatologia (esfoliativa e aspirativa).
Tem por raiz metodológica a observação macroscópica e microscópica, mas tem, progressivamente, incorporado novas técnicas que alargaram o âmbito do diagnóstico de base morfológica e que contribuem para diagnósticos mais precisos e seguros com vista a tomada de decisões clínico-terapêuticas. Encontram-se, entre estas técnicas, a imuno-histoquímica, a citometria estática e de fluxo, a hibridação in situ, a“PCR” e a captação híbrida.
Para além da atividade de diagnóstico geral, a Anatomia Patológica tem uma contribuição relevante para a deteção das lesões pré-malignas, com o objetivo de diminuir a incidência de cancro.
A Anatomia Patológica é necessária ao exercício assistencial em quase todas as especialidades médicas e cirúrgicas.
O Laboratório de Castelo Branco estabeleceu parceria com o IMP Laboratório e garante assim a realização dos exames de Anatomia Patológica. Conheça aqui a Equipa do IMP Laboratório.