Dia Mundial do Sono - Rastreios Gratuitos Affidea Setúbal - Affidea

March 8, 2024

Dia Mundial do Sono – Rastreios Gratuitos Affidea Setúbal

Affidea assinala o Dia Mundial do Sono, com a realização de rastreios ao sono gratuitos durante os dias 11 e 14 de março, na clínica Affidea Setúbal.

O Sono e a Consulta do Sono

A privação ou a má qualidade do sono afeta 45% da população mundial e tem sido associada a problemas como diabetes, doença coronária, AVC, diminuição da resposta imunitária (criando uma maior suscetibilidade a infeções), etc. É por isso uma ameaça à saúde mental e física.

É por essa razão que, para assinalar o dia Mundial do Sono (15 de março), a Affidea está a promover rastreios ao sono gratuitos e abertos ao público durante os dias 11 e 14 de março:

– Das 09h30 às 13h00 irá decorrer no interior da clínica Affidea Setúbal;

– Das 14h00 às 19h00 na Praça Estibordo Alegro Setúbal.

Eulália Semedo, médica Pneumologista, especialista em Medicina do Sono, explica que “segundo várias investigações clínicas, um bom sono é fundamental para a saúde em geral, bem-estar e qualidade de vida, ajudando a prevenir problemas de memória, de desempenho laboral e/ou escolar e ainda doenças cardiovasculares. Daí, a relevância de dar à qualidade do nosso sono a devida importância: apenas percebendo em que estado está a qualidade do nosso sono, poderemos fazer algo em relação ao mesmo, com o intuito de o melhorar”. A especialista reforça ainda que “a duração, continuidade e a eficácia do nosso sono são os aspetos cruciais para identificar a referida qualidade do sono – ou a falta dela”.

Assim, nos rastreios promovidos pela Affidea, que serão acompanhados por uma equipa especializada em sono, incluindo uma técnica de cardiopneumologia e uma médica especialista em sono, serão realizados alguns questionários validados cientificamente para despiste de perturbações do sono, como as referidas anteriormente.