Mamografia com compressão mamária controlada - Affidea Portugal

October 26, 2022

Mamografia com tecnologia de compressão mamária controlada pela mulher

A clínica Affidea Lisboa - República disponibiliza tecnologia de compressão mamária controlada pela mulher.

Compressão Mamária Controlada

O sistema de mamografia instalado nesta unidade de saúde permite à utente controlar a compressão aplicada na mama, auxiliando na gestão da ansiedade e da dor causadas pela compressão durante o exame e mantendo a excelência da qualidade de imagem.

Segundo diferentes estudos, existe uma grande variabilidade na assiduidade à mamografia, dependendo da unidade de saúde onde os exames são realizados, pelo que a procura de soluções para melhorar a experiência das utentes pode ser uma forma de aumentar o número de mulheres que aderem ao controlo mamográfico. É justamente o receio da dor uma das causas fundamentais para que a mulher adie a realização da sua mamografia.

A principal vantagem do sistema, instalado na Affidea Lisboa – República é permitir que a mulher participe no processo, através do ajuste de compressão pela própria, o que lhe proporciona uma melhor experiência durante o exame. Conforme explica o médico radiologista da Affidea, Jorge Ferreira, “o facto da utente participar no exame diminui a sensação de dor, promovendo a sua adesão à realização deste exame de prevenção do cancro da mama”.

Jorge Ferreira acrescenta que “este sistema consegue maior compressão, menos dor, não acarreta efeitos adversos e oferece a mesma qualidade diagnóstica da mamografia convencional”. Para garantir a eficácia do exame, é fundamental que o profissional realize a primeira compressão, permitindo que a mulher faça um ajuste final da mesma, por meio de um controlo remoto manuseado pela própria mulher. O mamógrafo Pristina possui um limite máximo de compressão para que a utente não fique com nenhuma lesão e um grau de compressão mínima para que a qualidade da imagem não seja comprometida.