Receita: Salmão com Puré de Batata Doce - Affidea Portugal

July 26, 2019

Receita Affidea: Salmão com crosta de avelã e puré de batata doce

Conheça aqui uma receita bem saudável e saborosa de Salmão com crosta de avelã e puré de batata doce.

Experimente esta deliciosa receita!

Ingredientes (2 pessoas)
– 2 Batatas-Doces pequenas/ médias
– 2 Lombos de Salmão fresco
– 200g de Bimis
– 1/3 de Chávena de Avelãs picadas
– 2 Limas + ¼ de Laranja
– 2 Folhas de Louro
– 1 Dente de alho;
– 1 Colher de Café de Alho em pó q.b.
– 1 Colher de Café de Pimentão doce q.b.
– ½ Colher de Café de Gengibre em pó q.b.
– 1 Colher de Café de Pimenta preta q.b.
– 1 Colher de Sopa de Azeite
– 10 folhas de Salsa
– Sal q.b.

Preparação Puré
Colocar numa panela com água, a batata-doce às rodelas, previamente descascada. Adicionar folhas de louro e casca de lima na água, e deixar ferver. Quando as batatas estiverem cozidas, retirar a água, louro e casca de lima.

Adicionar cerca de uma colher de café de sal, uma colher de café de pimenta preta em pó e o sumo de uma lima.
Dependendo da consistência que gosta num puré pode escolher esmagar o preparado com um garfo, passar no passe vite ou então com a varinha mágica. Prove e ajuste os temperos a gosto, se necessário.

Preparação  Salmão
Leve as avelãs previamente picadas entre dois a três minutos ao forno. Ter em atenção o tempo pois queimam muito facilmente. (Opcional)

Num recipiente junte a salsa com o alho em pó, as avelãs, uma chávena de café com sumo de lima e laranja e misture tudo. Pode utilizar um almofariz, varinha mágica ou o 1-2-3 de acordo com a consistência desejada.

Retirar a pele do salmão. De seguida, coloque a mistura por cima do lombo. Aqueça bem a frigideira antiaderente (sem adicionar gordura) e coloque o salmão. Para ficar mal passado, sele o salmão dos dois lado. Neste caso, coloque a parte de baixo mais tempo, antes de selar o topo, com a crosta de avelãs.

Preparação  Legumes Salteados
Numa frigideira, colocar uma colher de sopa de azeite e um dente de alho esmagado. Colocar os Bimis e temperar com uma pitada de sal, gengibre em pó e pimentão doce. Cerca de cinco minutos em lume médio serão suficientes para estarem prontos a servir. Caso prefira os legumes/ talos mais macios, opte por baixar o lume, tapar a frigideira e deixar cozinhar mais uns minutos.

No final, é só servir e desfrutar da refeição!

Bom apetite!