Receita: Canelones de Courgette Recheados - Affidea Portugal

July 26, 2019

Receita Affidea: Canelones de Courgette Recheados com Pesto de Pistáchio

Conheça aqui uma receita bem saudável, leve e saborosa, que pode servida fria como refeição leve ou até como entrada.

Já provou esta deliciosa receita?

Ingredientes (2 pessoas)

Recheio
– 1 Courgette
– 2 latas de atum (azeite ou água)
– ½ Pimento vermelho
– 2 mãos cheias de Espinafres
– 10 Tomates cereja

 Para temperar
– 1 Colher de sopa de Azeite
– 2 Dentes de Alho esmagados / 1 Colher de Café de Alho em pó
– 1 Colher de chá de pimentão doce
– 1 Colher de café de gengibre em pó
– 1 Colher de café de pimenta preta
– Sumo de ½ Limão/ Lima
– Sal q.b.
– Pesto
– 1 Abacate médio
– 1 Mão de folhas frescas de manjericão
– Sumo de ½ Limão/ Lima
– 1 Chávena de Chá de pistáchios descascados

Preparação:
Lavar bem a courgette e cortar as extremidades. Com a ajuda de um descascador, cortar o legume de uma extremidade à outra. Numa tábua, dispor as tiras de courgette e regar com sumo de limão. Reservar.

Numa frigideira antiaderente colocar o pimento e o tomate-cereja, previamente lavados e cortados, com o atum. De seguida, adicionar o azeite,  sal, especiarias e ervas aromáticas e levar ao lume. Saltear o preparado e reduzir a intensidade do fogão. Se fizer em maior quantidade, pode tapar a frigideira e deixar em lume brando mais tempo. Desta forma, os legumes perdem água e cozinham melhor, sem ser necessário acrescentar mais gordura. Adicionar os espinafres e envolver. Deixar arrefecer um pouco.

Num processador, juntar o abacate, as folhas de manjericão e sumo de limão (ou lima) a gosto. Triturar tudo até obter uma consistência cremosa. De seguida, acrescentar os pistáchios (guardar alguns para empratamento). Triturar mais um pouco, de forma a deixar o molho com textura crocante.

Na tábua, juntar algumas tiras de courgette, colocar o recheio numa das extremidades e enrolar. Dispor os canelones num prato e cobrir com o pesto. Decorar com beterraba crua ralada e pistáchios picados.

Opcional:  Pode acrescentar esta preparação, como acompanhamento ou recheio, arroz, quinoa, bulgur, couscous ou batata-doce.

É uma prato fresco, leve, que pode ser servido  frio, como refeição leve (por exemplo, para o jantar), ou até como entrada. Experimente variar no recheio e nos molhos e torne o prato ainda mais versátil!