July 26, 2019

Os alimentos chave para um Verão saudável

Com a chegada do Verão e dos dias mais quentes mudam também as necessidades do nosso organismo.

Nas temperaturas baixas, há um maior gasto energético de forma a manter a temperatura corporal constante. Por outro lado, na exposição a elevadas temperaturas, o organismo consome menos energia para manter a temperatura interna estável.

Assim, sem o aumento das necessidades energéticas, a digestão dos alimentos torna-se mais lenta. Refeições equilibradas ricas em sais minerais e fibras, de baixo valor calórico, devem ser consumidas em detrimento dos gelados, refrigerantes ou produtos processados, tão disponíveis no mercado.

É importante fracionar as refeições diárias, em pequenos volumes, saciando sem fartar, e investir em alimentos leves, nutritivos e hidratantes. Manter uma hidratação adequada, principalmente nesta estação, é essencial.

Água, sumos de fruta naturais, chás frios não açucarados ou água de coco, ricos em sais minerais, podem e devem ser consumidos com frequência.

A introdução de frutas e produtos hortícolas na alimentação continua a ser uma prioridade. Ricos em vitaminas, minerais, fibras e de baixo valor energético são alimentos de fácil digestão, saciantes e hidratantes, essenciais para o controlo do metabolismo.

Frutas como o melão ou  a melancia são ricas em vitaminas, minerais e água, tornando-se boas opções para hidratar o organismo. Também o pepino pode ser incluído nesta função. Pela sua riqueza em potássio, estes alimentos funcionam como tónicos naturais, por aumentarem a elasticidade da pele.

Para além das elevadas temperaturas, uma exposição constante e prolongada ao sol promove o envelhecimento precoce da pele. Para uma pele saudável e firme, a escolha alimentar deve prevalecer em alimentos ricos em vitamina A, E, minerais como o selénio ou zinco, gordura insaturada e proteína.

Os frutos oleaginosos, destacando a amêndoa e a castanha-do-pará, são fontes importantes de ácidos gordos insaturados, sobretudo Ómega 3 e 6 e Vitamina E. A Vitamina E é um antioxidante, ou seja, ajuda a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.  O Selénio, presente em maior quantidade na castanha-do-pará, ajuda na preservação da elastina, uma Proteína que contribui para a firmeza da pele.

Para uma pele mais bonita e brilhante, acrescente às suas refeições alimentos ricos em Betacaroteno e Licopeno, ambos antioxidantes, que nos protegem dos radicais livres presentes nas células, provocados pela radiação ultravioleta durante a exposição solar.

Vegetais como a cenoura, batata-doce laranja, abóbora e frutos como a manga e a papaia são excelente fontes. O Betacaroteno é também um precursor da Vitamina A, essencial na renovação e reparação celular do epitélio da pele. A transformação de Betacaroteno em Vitamina A promove a formação de melanina, pigmento que protege dos raios ultravioleta e mais: em tempo de sol e praia, este carotenoide tem a vantagem acrescida de favorecer o bronzeado da pele.

Em suma, os alimentos de Verão devem ser aqueles de baixo valor energético e boa densidade nutricional, capazes de nos hidratar nos dias mais quentes, leves e saborosos, de fácil acesso, transporte e preparação e ainda capazes de reduzir a sensação de fome/ prolongar a saciedade.

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