O Sal: como reduzir o consumo de sal | Affidea Portugal

July 26, 2019

O Sal: como reduzir o consumo de sal

Utilizado desde a antiguidade no processo de salga da comida e na conservação dos alimentos (carne e peixe), rapidamente se transformou num dos temperos mais utilizados, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

O cloreto de sódio é um sal mineral, comumente conhecido por sal ou sal de cozinha.

 Utilizado desde a antiguidade no processo de salga da comida e na conservação dos alimentos (carne e peixe), rapidamente se transformou num dos temperos mais utilizados, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

 É usado para realçar o sabor dos alimentos, bem como para aumentar a sua durabilidade ao impedir o desenvolvimento de bactérias que degradam os alimentos e alteram as suas características organolépticas (sabor, odor, textura e cor).

 Cada grama de sal contém 400mg de sódio na sua composição. Segundo a OMS, a recomendação máxima de consumo de sódio é de 2g (equivalente a 5g de sal), para um adulto, diariamente.

 Consumido na medida certa, o sal tem um papel importante no funcionamento do nosso organismo. É importante no controlo da pressão osmótica, ajudando a manter o equilíbrio e a distribuição do líquido extracelular. Além disso, atua na condução de impulsos nervosos e na contração muscular.

 Contudo, e apesar das recomendações, estima-se que os adultos consomem diariamente quantidades de sal duas vezes superiores às recomendadas, e as crianças quatro vezes superiores às suas recomendações diárias (3g de sal).

 Níveis elevados de sódio estão associados a uma maior pressão arterial (Hipertensão), ao aumento de doenças cardiovasculares como AVC, Enfarte Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca e Insuficiência Renal.

Como reduzir o consumo de Sal?

Para facilitar a redução do consumo diário, existem algumas medidas que pode adoptar:

 – Evite o consumo de produtos de conversa e de produtos que passaram pelo processo de salga;
 – Elimine o consumo de produtos de charcutaria, snacks e produtos salgados (batatas fritas, bolachas, frutos secos torrados e salgados, etc.);
 – Leia os rótulos dos alimentos aquando da compra, compare com outras versões (prefira as opções com menor teor de sal);
 – Evite o consumo de refeições pré-confecionadas e congeladas;
 – Reduza a quantidade de sal adicionado às confeções, tanto no momento de confeção como no momento de consumo. Adicionalmente à redução deste, utilize ervas aromáticas e especiarias para realçar o sabor natural dos alimentos. Esta redução gradual permite uma adaptação progressiva ao sabor dos alimentos.

Aplicando estes cuidados, a moderação do consumo diário de sal torna-se mais fácil, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 

Fontes:  Organização Mundial de Saúde, Sociedade Portuguesa de Hipertensão

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