July 26, 2019

O que são os Super Alimentos?

Os Super Alimentos são um conjunto de alimentos que contêm alto teor de fitonutrientes, que faz deles excelentes aliados na melhoria de diferentes aspetos da nossa saúde.

É tão notória quanto crescente a procura por uma alimentação saudável que privilegie o consumo de produtos naturais, orgânicos, funcionais e sobretudo de origem vegetal. Desta forma, também listados com inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, eis que surgem os “super alimentos”.

A palavra diz tudo! Os Super Alimentos apresentam uma enorme densidade nutricional, em pequenas dosagens. São um conjunto de alimentos que contêm alto teor de fitonutrientes – nutrientes de origem vegetal – que faz deles excelentes aliados na melhoria de diferentes aspetos da nossa saúde. Melhoram a resposta imunitária, energia e bem-estar e apresentam propriedades de carácter preventivo.

Apresentam-se sob a forma de bagas, sementes ou em pó e contêm alto teor de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais e antioxidantes.

Apesar da sua riqueza nutricional é importante realçar que cada um deles deve ser adaptado à individualidade de cada pessoa, de acordo com as diferentes propriedades e, não são, de todo, substitutos de um estilo de vida saudável, mas sim, um complemento.

Na alimentação, misturam-se em batidos, sumos, saladas, cereais, iogurtes e podem funcionar como substitutos dos hidratos de carbono, nas refeições principais.

Conheça alguns dos super alimentos tão falados, os seus principais benefícios e como introduzi-los na alimentação:

Quinoa

Apresenta-se na forma de grão, de uma planta com o mesmo nome. A Quiona um alimento muito completo a nível nutricional quando comparado com outros grãos. Isenta de glúten e muito rica em fibra, ácidos gordos, ómega três e seis, vitamina A, B1, B6, C e E. Uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, que contribuem para o ganho e a recuperação muscular, reparo de células e tecidos lesionados e ainda aumento da produção de enzimas e hormonas.
O modo de preparação é simples, tal como o arroz, basta cozer uma medida de quinoa com duas de água. Acrescente entre três a quatro colheres de quinoa nas suas refeições: fria ou quente, em saladas ou a acompanhar carne e peixe (em substituição do arroz/ massa/ batata).

Sementes de Cânhamo

Cerca de 25% das Sementes de Cânhamo são proteína, o que faz delas um excelente alimento para desportistas. Não só contêm todos os aminoácidos essenciais como são de fácil digestão quando comparadas com a carne, soja e lacticínios. São ricas em ácidos gordos essenciais, como ómega 3 e ómega 6, minerais, vitaminas e fibras.

Aumentam a energia, dão suporte ao sistema imunitário, reduzem as inflamações, baixam o mau colesterol (LDL) e a tensão arterial, melhoram a circulação, auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue e ainda ajudam no emagrecimento!

Ao introduzir estas sementes na sua alimentação vai ter um cabelo, pele e unhas melhores. É um óptimo alimento para quem sofre de obesidade, tem diabetes, é hipertenso, tem problemas celíacos ou até mesmo para grávidas e mães a amamentar.

As sementes de cânhamo descascadas têm um agradável sabor a noz, levemente adocicado. Podem ser adicionadas a quase tudo: saladas, iogurtes, massas, batidos, sopas, bolos ou até mesmo serem consumidas como snack saudável! Diariamente, junte uma a duas colheres de sopa destas sementes na sua alimentação.

Clorela

É uma alga de água doce, conhecida como a maior fonte natural de clorofila. A Clorela tem uma elevada concentração de proteína (contém todos os aminoácidos essenciais) na sua composição, com cerca de 60 a 70% de maior facilidade de absorção, quando comparada a carnes vermelhas ou à soja. É também rica em sais minerais, como o potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro e vitaminas (B1, B6 e B12).

Recomendada pelas suas propriedade desintoxicantes, é também utilizada para auxiliar e facilitar o funcionamento cerebral e hepático, o que melhora a digestão, ajuda a regenerar tecidos, alivia inflamações, apoia a perda de peso saudável e fortifica o sistema imunitário.
Adicione diariamente uma colher de sobremesa clorela em pó a sumos*, iogurtes, sopas ou saladas.

Curiosidade: Em caso de alimentação vegan, cerca de 3g de clorela são o suficiente para atingir a dose recomendada de vitamina B12, geralmente presente apenas em produtos de origem animal.

Bagas de Goji

São ricas em antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, pelo que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, reduzem os níveis de stress e ansiedade, retardam o envelhecimento das células e são boas para a saúde cardiovascular e cerebral (níveis de concentração), depressão e bem-estar geral.

Adicione a frutas, saladas, iogurtes e sopas.
Apesar de todos estes benefícios apontados às bagas de goji, até à data, é desaconselhado o consumo a pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes.