July 26, 2019

Dicas para uma Alimentação Saudável no Verão

Dê sempre preferência a uma alimentação variada, equilibrada, nutritiva e sobretudo, saborosa!

Algumas dicas para tornar os dias de calor mais práticos, saudáveis e brilhantes:

Pode dar sabor à sua água, aromatizando-a, de forma natural, com fruta (limão, laranja, frutos vermelhos), vegetais (pepino), ervas aromáticas (hortelã), especiarias (canela), etc.

Evite bebidas alcoólicas, com cafeína ou açúcares: estas substâncias provocam desidratação.

– Em substituição da tradicional batata frita, opte por palitos de cenoura, pepino, aipo ou pimentos, como snack ou acompanhamento das refeições principais.

– Introduza frutos secos/ oleaginosos na alimentação (pode combinar com fruta fresca, promovendo uma saciedade prolongada).

– Prepare as refeições – saladas, wraps – , e snacks – fruta cortada, palitos de vegetais, frutos secos, ovos cozidos –, de véspera e acondicione bem os alimentos em geleiras ou sacos térmicos com placas de gelo para manter a temperatura fresca.

Acrescente às saladas quinoa, cuscuz ou leguminosas como o grão de bico ou feijão frade, em substituição aos hidratos de carbono tradicionais.

– Opte por proteínas magras e de fácil digestão como carnes brancas, ovos e peixe, preferencialmente, grelhados.

– Acompanhe com saladas e/ou vegetais (grelhados, assados).