Doença de Parkinson - Affidea Portugal

April 8, 2022

Doença de Parkinson

Dia Mundial do Parkinson - 11 de Abril

O que é a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, mais frequente a partir dos 65 anos, mas que pode acontecer também em jovens adultos. No cérebro, ocorre perda das células produtoras do neurotransmissor dopamina e clinicamente os doentes apresentam diminuição da velocidade e amplitude dos movimentos (bradicinesia) associado a tremor, rigidez ou instabilidade postural e alterações da marcha.

Os doentes vão muitas vezes à consulta de neurologia pelas queixas de tremor, mas por vezes, nem existe tremor e a queixa principal é a alteração da marcha com quedas. A estes sintomas motores associam-se frequentemente outros chamados de sintomas não motores como a depressão, diminuição ou perda do olfato, obstipação e alterações do sono como por exemplo, a parassónia do sono REM. Estes sintomas não motores podem preceder o aparecimento dos sintomas motores em anos. Ou seja, a parassónia do sono REM que caracteriza-se por um sono agitado em que o doente reproduz o conteúdo dos sonhos (que são habitualmente sonhos com conteúdo violento de luta ou perseguição) pode surgir 10 anos antes dos sintomas motores como o tremor.

É fundamental que a sociedade esteja alerta para este tipo de queixas para que, no caso de surgirem, o doente poder procurar ajuda e ser orientado para um médico adequado. Não existindo até ao momento nenhum tratamento curativo para a doença de Parkinson, temos ao nosso dispor vários fármacos que tratam com sucesso grande parte dos sintomas permitindo que os doentes tenham uma boa qualidade de vida e façam as suas atividades habituais.

Estratégias não farmacológicas como a fisioterapia realizada por profissionais com experiência nesta área são também uma excelente estratégia terapêutica para manter o bem-estar dos doentes. O diagnóstico correto e o acompanhamento no tratamento por um profissional experiente são fundamentais para que todas as ferramentas terapêuticas possam ser o mais eficazmente utilizadas permitindo uma vida normal e com qualidade aos doentes com Doença de Parkinson.

 

Dra Dulce Neutel